segunda-feira, 9 de abril de 2012

Ética na Profissão

Olá Pessoal,

O assunto de hoje é o mais polêmico de todos.
Ética.
Tenho visto inúmeros comentários, muitos e mails, enfim, confesso que fico assustada com tudo que leio por aí.
Não é segredo pra ninguém minha falta de tempo, mas confesso, alguns e mails e recados não respondo justamente pra evitar mal estar entre eu e a pessoa em questão.
Uma das coisas que me aborrece demais e que a meu ver não que seja falta de ética mas sim, falta de noção mesmo, é quando a pessoa NUNCA ME VIU, nunca me cumprimentou, nunca sequer me deu um BOM DIA. E chega bem assim: Oi Andréia, tudo bem? Desculpa te atrapalhar, sei que você é muito ocupada, mas você pode me ajudar com tal tal e qual? Vc tem passo a passo de fulano de tal? Enfim. Aí nego vem e fala que eu sou mal educada, mau humorada etc e tal. Poxa não tenho motivos pra isso?
Muita gente que me CONHECE DE VERDADE sabe que sei ser muito generosa, mas não sou generosa com todo mundo e sim com quem merece minha atenção de verdade, pessoas que lutam e que de fato querem crescer no ramo de artesanato sem sugar e nem abusar.
Outra coisa que foi motivo de discussão em um grupo fechado de amigas artesãs foi o "posso me inspirar na sua peça?".
O que seria se inspirar?
Nós debatemos mesmo sobre o assunto, e pra você o que é se inspirar?
Inspirar na minha concepção é ver uma peça e criar outra com alguma característica. É? Não? Enfim...
Quero ver só o debate que vai virar.
Tem muita gente que copia as minhas peças quando não copia as fotos né?
Vou dizer que nem sempre me sinto confortável.
Por isso sempre tenho que ter peças novas e exclusivas, por que basta postar que na semana seguinte já tem um monte de gente dizendo "olha minha peça nova" copia na cara dura e ainda acha que tenho obrigação de achar lindo!
Gente, vamos parar com hipocrisia não é? Quem TRABALHA de verdade com artesanato, sabe o quanto é trabalhoso elaborar uma peça nova. Inspirar sim...copiar será que é legal? Meu problema acho que nem é a cópia em si, é o valor dado a ela, uma peça que eu fiz e vendo a 10 reais por exemplo, a pessoa usa como modelo, envia para o cliente a minha foto, e diz que faz pela metade do preço.
Onde está a ética??
Muitos clientes me procuram e me enviam peças de outros artesãos pedindo orçamento e se faço parecido.
Sou taxativa em afirmar, NÃO, não faço! Quer esse modelo? Então contrate o artesão em questão ou, o que eu posso fazer é me “basear” e montar a peça de acordo com a minha modelagem.
Isso pra mim é uma forma de respeito ao meu colega de trabalho. É o justo, afinal, quanto tempo ele não levou pesquisando e elaborando um material, pra chegar outra pessoa e simplesmente ganhar dinheiro as custas da pessoa?
Não vou citar nomes, mas uma coisa que vejo acontecendo direto, é pessoas utilizando a mesma modelagem, os mesmos personagens de outra artesão, vendendo como se tivesse sido ideia dela. O que eu acho disso? Chato oras.
Um exemplo é uma vez fiz um Pequeno Príncipe, pra presentear uma amiga em um amigo secreto, eu era solteira ainda, faz muito tempo, esse tema nem  bombava ainda. Anos depois eu vi um feito pela Patricia Lourenço e pedi a ela se eu poderia me inspirar, e foi o que fiz, me inspirei no pequeno príncipe dela (a montagem da peça) mas coloquei ali a minha modelagem, o que eu gostava de fazer, isso me faz crescer como profissional e me faz ser reconhecida “graças ao MEU trabalho” sem passar por cima de ninguém. Agora a tempos tenho visto muita gente fazendo cópia até do estilo de bonecos dela, já vi muito pequeno príncipe aí que claro não fica igual ao dela pq os dela são incomparáveis assim como ela é uma profissional incomparável, mas fico me perguntando, será que esse pessoal não se toca que essa é a modelagem da Pati e que custa tempo e $$ pra ela desenvolver, e fica muito simples a pessoa chegar e fazer “igual”?



Enfim, acho que meu recado tá dado, acabo de adquirir mais vários desafetos postando meu desabafo, mas enfim, se nem Cristo agradou a todos, quem sou eu, uma simples mortal pra agradar?
E também, nem tenho essa intenção, minha intenção é única e simplesmente tentar mostrar um pouco de ética na profissão que eu escolhi, e mostrar que não é a toa que eu e alguns profissionais nos sobressaímos e vivemos de arte com muito orgulho, não é nem a toa, é muito trampo, muita ralação, muitas horas com a bunda sentada na cadeira pesquisando, enfim. É TRABALHANDO que eu conquistei o que tenho hoje, que é o carinho e reconhecimento do meu PÚBLICO que são meus queridos clientes que pagam minhas contas mensalmente.rs.
Para os que não gostaram do meu desabafo, sinto muito, mas não aguento mais ficar vendo tanta besteira tanta falta de respeito e ficar de boca fechada.
Quem não gostou, simplesmente ignore, você não é obrigado a gostar de tudo que escrevo e nem eu sou obrigada a ler você me xingando. Se leu meu blog é porque interessou, não te obriguei a entrar na minha página. Então por favor RESPEITE. Sempre que entro com assunto polêmico vem algum engraçadinho me alfinetar e já viram que minha paciência pra falta de educação tá NULA né?


Twitter: http://twitter.com/AndreiaMorganas
blog http://andreiamorganas.blogspot.com/
Flickr: http://www.flickr.com/photos/andreiamorganas
site: www.morganas.com.br
Facebook: http://www.facebook.com/profile.php?id=100001717329831
Facebook Profissional: https://plus.google.com/116509581100257516095/posts?hl=pt-BR
elo 7 www.morganas.elo7.com.br
Orkut Perfil 1: http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=2086942980284396541 (lotado)
Orkut Perfil 2: http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=4563423462265803467
Google + https://plus.google.com/u/0/116509581100257516095/posts?hl=pt-BR

17 comentários:

  1. Déia, PERFEITO!
    Como sempre, acertou na veia rsrsrs
    Pena que muitos não lerão... mas deveriam!!
    (Acho q concordamos em tudo pela primeira vez rsrsrs)
    Assunto muito chato de conviver com ele, mas necessário ser discutido!

    ResponderExcluir
  2. Olá Andreia!!

    Acho que vc está corretissíma!! Eu por exemplo tenho a revista online do site marmelinha e sempre que faço peça da revista, faço referência da onde eu tirei, a peça nunca fica totalmente igual, até porque cada artesão tem um jeito de modelar.
    Atenciosamente

    Priscila Mesquita

    ResponderExcluir
  3. Eita, muler porreta! Excelente texto! Assunto polêmico mas já está mais do que na hora de nós falarmos sobre ele. Será bom para todos nós, nossa profissão ganhará com isso. Profissionais éticos farão nosso meio mais saudável.

    ResponderExcluir
  4. Infelizmente isso está em muitas profissões. Cópias, cópias e mais cópias, isso sem falar nos roubos... Apesar de que, do meu ponto de vista, se alguma peça faz parte de um PAP, a cópia está liberada...

    ResponderExcluir
  5. Olá parabéns admiro seu trabalho estou começando agora e imagino o que passa na sua cabeça, sei como não é facil!! Seu trabalho é fonte de inspiração!!

    ResponderExcluir
  6. ANDRÉIA, LEVANTO AGORA DA CADEIRA ONDE EU ESTOU, E BATO PALMAS PRA VC. HOJE TEM MUITAS PESSOAS Q COPIAM FOTOS E MOSTRA PARA O CLIENTE, DIZENDO Q FEZ E COISA E TAL. MAS TE DIGO UMA COISA, COLOCA DEUS NA FRENTE E CONTINUA FAZENDO O QUE VC MAIS GOSTA. SEUS TRABALHOS SÃO LINDOS. PARABÉNS!!! FALO DE CORAÇÃO. UM GRANDE BEIJO E QUE DEUS TE ABENÇOE E TE ILUMINE SEMPRE, SEMPRE, SEMPRE

    ResponderExcluir
  7. Andreia,
    Passei por isso semana passada.
    E a pessoa foi tão cara de pau, que estava no meu facebook.
    Foi tarde!!

    Bjo,
    Deliene Alvarenga
    www.belopapel.com

    ResponderExcluir
  8. Andreia,
    Passei por isso semana passada.
    E a pessoa foi tão cara de pau, que estava no meu facebook.
    Foi tarde!!

    Bjo,
    Deliene Alvarenga
    www.belopapel.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Déia! Caraca!!! Isso tem acontecido direto comigo também. Basta postar uma foto no face para alguém aparecer querendo o molde. Já ouvi até assim: "Adorei! Vou fazer igual. Passa o molde?". Fico tão sem graça... Como não vendo meus moldes (que passo horas e dias elaborando para se tornarem uma peça única) fico completamente "bolada". E, pior, vejo muita gente "grande" que pega molde de revista importada e vende como se fossem seus. Não consigo entender isso. Será que a pessoa acha que nós nunca teremos acesso às revistas importadas? Tenho várias peças que me inspirei na Marianne Byrne (que para mim é a rainha do feltro)e, em todas sempre coloco: Projeto Marianne Byrne e execução minha, para que a pessoa que está vendo tenha a certeza que foi a Marianne quem desenvolveu o projeto. Enfim amiga, Assino embaixo suas palavras! Beijo muito grande em seu coração!

    ResponderExcluir
  10. Oi, Andréia adorei seu post vc tem toda razão tem horas que nem posto todos meus trabalhos, com medo das cópias ou acharem que copiei alguém, sem contar os cara de pau que trazem as fotos e pedem para fazer igual e é claro mais barato, não faço mesmo. Temos que valorizar o nosso trabalho e dar os créditos devidos também. Dá minha parte vc ganhou uma nova amiga. Beijos

    ResponderExcluir
  11. Olá,
    como sempre,muito franca,e eu adoro.
    Falou tudo!
    Bjo

    ResponderExcluir
  12. É por essa sua sinceridade que eu te admiro e te apoio. Obrigada por falar o que as vezes queremos, mas, não temos as palavras certas para colocar naquele momento.
    Beijos
    Te admiro muito!

    ResponderExcluir
  13. Este é um dos problemas,que vc colocou em debate, ainda tem outros como pessoa falar mal do nosso produto e oferecer o deles, como em todas as profissão passamos por algums situações que magoam, porque nos trabalhamos quase 24 horas, batalhamos, voce esta certa em colocar mesmo estas questoes...acho que artesã tem que se unir.

    ResponderExcluir
  14. Eu tenho recebido pedidos assim e sempre aviso que a peça não será igual e se a pessoa já entrou em contato com o artesão , mas já aviso não faço cópias eu posso até fazer parecido mas vai ter meu toque e sempre acrescento algo , mas fico receosa ...eu não gosto muito ...Acho que nós tb temos o papel de educar os clientes a respeitar o trabalho das colegas artesãs...

    ResponderExcluir
  15. Concordo com vc em td!
    tbm recebo varios pedidos de orçamentos com fotos de outras artesãs e sempre digo;
    Copio apenas a idéia, mas faço no meu estilo de trabalho!
    e mando fotos dos meus trabalhos!

    Se nós artesãs não fomos unidas quem será?!?
    poxa é complicada nossa vida!
    temos filhos, casa, marido, problemas e ainda clientes que as vezes querem coisa de ultima hora!

    não sei se vem ao caso mais é complicado tbm em relação a preços! que tipo de artesã que além de copiar sua idéia ainda cobra a metade do valor!!!

    Gente mas ser cocientes né!!!

    é isso tem meu aopio e se precisar de mim sabe onde me encontrar! mil bjinhos ....

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...